Alimentação dos bezerros jovens - Canada-de-açúcar e ureia
Cana-de-açúcar e Ureias na alimentação de bezerros novos
Aproximadamente aos 30 dias de vida os bezerros já começam a ruminação em seu aparelho digestivo, sendo assim os bezerros que ja ruminam podem receber cana-de-açúcar corrigida com 1% da mistura de 900g de Ureia e 100g de sulfato de amônio, para cada 100Kg de cana-de-açúcar in natura.
A exigência nutricional de um bezerro jovem exige proteínas de alta qualidade classificados por boa composição em aminoácidos, especialmente, metionina e lisina, como presente no farelo de soja. A cana-de-açúcar possui em sua composição química aproximadamente 3% de PB, chegando a 10%, quando corrigida com 1% de Ureia.
A cana é rica em açúcares sendo 50% na base de matéria seca e possui 50% de fibra detergente neutro (FND), mas apenas 25% a 30% dessa fibra são digeridas no rúmen pela população microbiana. É importante salientar que a cana corrigida com 1% de Ureia, 10% de PB ainda é insuficiente para atender a necessidade de PB dos bezerros. Como outro método também válido seria a utilização de silagem de milho onde, 8% de PB, 50% de FND e 70% de NDT, que apresenta melhor quantidade e maior consumo que aa acana.
Portanto, há necessidade de suplementação proteica para balancear a dieta dos bezerros.
Não é recomendado a adição de ureia no concentrado para bezerros jovens. Deve-se fazer a adaptação dos animais, de maneira gradativa e consciente, à nova dieta com Ureia. Uma vez que bezerros bem tratados com concentrado de 2% de ureia desde as primeiras semanas de idade, com aumento gradativo da dosagem de Ureia e do consumo de concentrado, adaptam-se melhor a essa dieta sem que ocorra maiores problemas.
Comentários
Postar um comentário