RAÇÃO: RUMINANTES
RAÇÃO PARA RUMINANTES: EXEMPLOS
As rações utilizadas rações utilizadas com maior frequência em França, no decurso das fases de crescimento dos Bovinos, são constituídas por feno, ensilagem de erva e sua associação. A palha também pode ser considerada. As rações de engorda fornecida na gamela/comedouro, são frequentemente a base de ensilagem de milho, de polpa de beterraba prensada em excesso, de ensilagem de erva de boa qualidade e de bom feno. Igualmente, podem usar-se rações constituídas essencialmente por cereais associados a pequenas quantidades de forragens. Como, trigo partido fornecido à vontade e completado com 700 g de bagaço de soja, 200g de um suplemento mineral do tipo 4-20, com a complementação de palha oferecida em uma grade de manjedoura.
Na prática, compram-se alimentos concentrados compostos, ou prepara-se uma mistura de concentrados caseiros que se associam a uma forragem de base distribuída à vontade. Por motivos de facilidade, a quantidade e a composição do alimento concentrado só se modificam poucas vezes, uma ou duas no máximo, quando o período de acabamento é longo.
Em todos os casos, a composição do alimento concentrado deve satisfazer as necessidades médias do animal do decurso do período de alimentação considerado.
No entanto, certas rações de engorda corretamente utilizadas são muito bem aproveitadas e conhecidas na prática, tendo-se tornado clássicas, sem necessitarem, de cada vez, o cálculo rigoroso dos diversos constituintes da ração. A título de exemplo, o novilho Pie Noir, pode engordar-se a partir da ensilagem de milho com 30% de matéria seca e com maçarocas normais, fornecida à vontade. Para se atingirem os resultados previstos, o animal consumirá, em média, 5 Kg MS desta ensilagem, entre os pesos de 150 Kg a 300 Kg, quantidade a que bastará juntar 500 g de bagaço de soja e 100 g de composto mineral do tipo 7-21; em seguida, dos 300 Kg até o abate, consumira em média 7,2 Kg de MS de ensilagem sempre adicionando de 500g de bagaço de soja mais 130g de composto mineral. Logo, a partir das incorporações alimentares recomendadas pode ser de interesse modelar a composição do concentrado segundo fracções de pesos mais pequenos
Comentários
Postar um comentário