NASCIMENTO DE BEZERROS POR VACAS, SEM PREJUDICAR O DESCANSO NORMAL DO ANIMAL
A POSSIBILIDADE PARA QUE HAJA MAIS NASCIMENTOS DE BEZERROS POR VACAS, SEM PREJUDICAR O DESCANSO NORMAL DO ANIMAL
É possível aumentar o número de bezerros durante a vida útil da vaca reduzindo o intervalo de partos. Em muitos rebanhos, o intervalo de partos é muito longo, 15 à 18 meses. O ideal, é obter intervalos de 12 meses, o que representa uma cria por vaca/ano.
Para alcançar esse objetivo, é imprescindível estabelecer um bom plano de alimentação para as vacas, antes e depois do parto, uma vez que a alimentação tem influência direta sobre a reprodução. Devem-se adotar medidas de manejo, como secar a vaca 60 dias antes do parto. Além disso, as vacas de primeira lactação, são as que apresentam o intervalo do parto ao primeiro cio, mais longo, o que é determinado pelo erro no manejo nutricional. Essas vacas devem atingir 80% do peso adulto na data do primeiro parto.
O peso ao parto é a variável mais importante para uma reprodução de leite normal e para um bom desempenho reprodutivo, sendo considerado mais importante do que a idade ou o peso no momento da cobertura/inseminação.
Recomenda-se que as vacas de primeira lactação sejam tratadas em lote separado e que, no cálculo da dieta, sejam aumentadas em 20% as necessidades de mantença, pois esse animal ainda está crescendo e precisa ganhar peso na primeira lactação, para que no segundo parto tenha peso maior que no primeiro.
Comentários
Postar um comentário