RAZÕES PARA O EMAGRECIMENTO DE VACAS DEPOIS DO PARTO


 RAZÕES PARA O EMAGRECIMENTO DE VACAS DEPOIS DO PARTO



Exceto por razões de doença, é normal que as vacas percam peso durante as primeiras semanas de lactação, principalmente as de alta produção. Essa perda de peso é consequência de alta demanda por nutrientes para a produção de leite no momento em que o consumo voluntário de matéria seca da vaca ainda é baixo.




No início da lactação ( 1 à 100 dias - fase 1 ), a quantidade de concentrado é maior justamente para aumentar a densidade energética da dieta. Há que se evitar perdas anormais e prolongadas de peso, o que pode ser conseguido melhorando-se a concentração e balanceamento dos nutrientes ( principalmente energia), na dieta, e estimulando-se o consumo.


Se o produtor estiver fornecendo dieta completa ( concentrado + volumoso ), deve-se balancear a dieta com relação à energia, proteína, minerais e tamponantes ( bicarbonato de sódio, 60%, + óxido de magnésio, 40% ), na base de 1% de matéria seca ( MS ) da dieta ou 1,5% à 2% no concentrado.


Isso permitirá o fornecimento de 150 à 200 g/dia de tamponante por vaca, para evitar a acidose ruminal, doença causada pelo baixo valor de pH no líquido ruminal, o que usualmente ocorre por excesso de concentrado e pouco volumoso ou pouca fibra em detergente neutro ( FDN ) na dieta das vacas.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GANHO DE PESO IDEAL PARA VACAS LEITEIRAS ATÉ A COBERTURA

RAÇÃO: RUMINANTES

AUMENTO DE CONSUMO DE ALIMENTOS PELAS VACAS EM LACTAÇÃO