PLANTEL REPRODUTIVO: IMPLEMENTAÇÃO DE ANIMAIS MELHORADO GENETICAMENTE

 

PROSPERIDADE NA PROPRIEDADE 


O produtor, deve-se atentar aos cuidados e manejos necessários para proporcionar o melhoramento genético em seu rebanho. Para isso, há práticas que seguem as leis de bem-estar e ética animal, que contribuem para que esse processo ocorra, como; Produção com touros ou material genético de melhor qualidade, quanto mais rápido substituir o rebanho improdutivo ou de baixa produção por animais de maior potencial para produção de leite, melhor. Haverá sempre preocupação em reduzir custos. Por este, estabelece um sistema de criação de bezerras o mais simples e menos oneroso possível, inibindo a causa de problemas de doenças e falecimento de animais.




Cuidado com vacas gestantes

Os animais em período gestacional, terá a necessidade do dobro de nutrientes que o mesmo consome, na propriedade é importante que tenha um controle reprodutivo dos animais uma vez que uma vaca gestante, ganha metade do seu peso nos últimos três meses de gestação, quando a prioridade passa ser a utilização dos nutrientes da dieta para garantir o desenvolvimento saudável a bezerra. Há evidências de que as deficiências de energia, proteína, fósforo, iodo, manganês, cobalto, selênio e vitaminas A, D e E na dieta da vaca gestante podem causar problemas no desenvolvimento do feto e na quantidade e qualidade do colostro a ser produzido. 

É recomendado que as vacas ganhem em torno de 600 a 800 g/dia, durante o último terço da gestação, usando-se alimentação suplementar, se necessária. Portanto, neste período, as vacas devem estar em boas condições corporais, sendo indesejáveis as condições extremas, ou seja, vacas muito abaixo ou muito acima de seu score corporal. 

As vacas devem passar pelo processo de esgotamento (ter a lactação interrompida) e conduzidas ao pasto maternidade, 30-60 dias antes do parto previsto. O pasto-maternidade deve ser pequeno, de topografia mais próximo de plana possível, com boas drenagens, limpo e bem localizado mais próximo da vigia e acessível a emergências caso preciso. 

Se o produtor usa baias-maternidade, elas devem ser desinfetadas entre cada uso, e mantidas limpas e secas.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GANHO DE PESO IDEAL PARA VACAS LEITEIRAS ATÉ A COBERTURA

RAÇÃO: RUMINANTES

AUMENTO DE CONSUMO DE ALIMENTOS PELAS VACAS EM LACTAÇÃO