COORDENAÇÃO DA CADEIA DO LEITE

 


 COORDENAÇÃO DA CADEIA DO LEITE


Para reduzir os efeitos dessas "assimetrias" na cadeia do leite, é muito importante fortalecer o associativismo. Não há dúvidas de que o fortalecimento do setor produtivo, passa pela organização dos produtores rurais. Nos 10 últimos anos, o setor de produção primária evoluiu mais que nos quase meio século de preços tabelados. Mudaram-se os conceitos de produção e produtividade, tecnologias, qualidade, sanidade, genética entre outros.


Neste caso, no quesito comercialização, o setor necessita de maior coordenação e organização. Dessa forma, o fortalecimento da pecuária de leite passa pelo fortalecimento das entidades de classe, que os defendem econômica e politicamente. Outra ação necessária, é a utilização de instrumentos econômicos que deram maior transparência e equidade à comercialização do leite.



Iniciativas como a criação de um conselho paritário com representantes de produtores e da indústria, com objetivo de quantificar o valor justo para a remuneração dos dois segmentos, é uma importante medida para reduzir as distorções na cadeia produtiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GANHO DE PESO IDEAL PARA VACAS LEITEIRAS ATÉ A COBERTURA

RAÇÃO: RUMINANTES

AUMENTO DE CONSUMO DE ALIMENTOS PELAS VACAS EM LACTAÇÃO