DEMANDA DOS PRODUTOS LÁCTEOS
O consumo per capita médio no Brasil, é inferior a 130 litros/ano, bem abaixo de países vizinhos como Argentina e Uruguai, onde o consumo é superior à 200 litros por habitante/ano.
Para reverter este quadro, é necessário fortalecer o marketing institucional objetivando promover o consumo de lácteos. Esta ação visa não só estimular o consumo, como também esclarecer sobre os benefícios dos lácteos à saúde.
Outra forma de promover o aumento do consumo de lácteos, é implementar programas institucionais. Neste caso, existem duas medidas de extrema relevância para o setor leiteiro do Brasil necessitam ser implementadas com urgência. A primeira é a inclusão de leite fluído e pasteurizado na merenda escolar, conforme determina o Projeto Lei nº 41/2003 da autoria do senador HÉLIO COSTA, aprovada por unanimidade pela COMISSÃO DA EDUCAÇÃO DO SENADO, no dia 23 de Setembro de 2003.
A outra iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome diz respeito à criação do Programa de Incentivo à Produção e ao consumo de leite. Este programa tem o objetivo de utilizar o leite para combater a desnutrição de crianças de seis meses e seis anos de idade e de gestantes à partir da constatação da gestação.
O programa iniciou suas atividades nos Estados do Nordeste e Norte do Estado de Minas Gerais e pretende atingir a meta de atender 9,5 milhões de famílias, em 2006. A abrangência destas propostas ultrapassa a esfera social, influenciando diretamente no desenvolvimento econômico de regiões produtoras de leite.
Dessa forma, os produtos lácteos poderão assumir o papel decisivo, não apenas na tarefa de erradicar a fome, mas também na de assegurar o direito à alimentação de qualidade à população de baixa renda, principalmente entre crianças em idade escolar.
Além da importância social, os programas institucionais devem ter como objetivo fortalecer a pecuária de leite pelo estímulo ao aumento da produção para atender o crescimento da demanda. O programa de Incentivo da produção e ao consumo de leite, por exemplo, pretende comprar um milhão de litros de leite/dia na Região do semi-árido nordestino e na Região Norte do estado de Minas Gerais.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (
Pnae), também conhecido como "
merenda escolar", atende à cerca de 37 milhões de alunos matriculados no ensino pré-escolar e ensino Fundamental de escolas públicas e filantrópicas em todo o País.
Se cada aluno consumir 0,25 litros de leite por dia durante o período letivo, a demanda adicional anual será superior à 2 bilhões de litros de leite no País, ou seja, 10% da produção.
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