PRINCIPAIS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS COM BEZERROS RECÉN-NASCIDOS

 

 PRINCIPAIS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS COM BEZERROS RECÉN-NASCIDOS 



Logo no nascimento do bezerro, são tomados cuidados importantes para o manejo da propriedade. Deve-se orientar-se a observar o bezerro já nos seus primeiros segundos de vida. Atentar-se à ele e se preciso, remova os restos de membranas/placenta e os mucos e líquido do nariz e boca afim de eliminar quaisquer chances de obstrução. Por instinto materno e ligação ao filhote a vaca mãe costuma lamber o filhote para o ajudar a secar e estimular a respiração. Em tempo de muito frio e chuva, auxilio-os a um lugar seco, limpo e coberto e ajude-o o secando com um pano.

Você precisa induzir o bezerro a mamar o colostro o mais rápido possível, caso para ele apresente alguma dificuldade em executar a amamentação, e por pior das hipótese, forneça um mínimo de 2 kg de colostro da primeira ordenha após o nascimento isso dentro de 6 horas de vida. 

A absorção da imunoglobulinas do colostro pelo intestino do bezerro é mais eficiente nas primeira 24 horas após o nascimento, caindo acentuadamente e passa valer as 36 Horas, logo quanto mais colostro o bezerro ingerir nesse período melhor para seu desenvolvimento.

Deve atentar-se ainda nas primeiras horas de vida do bezerro ao corte do cordão umbilical e a cura do mesmos

PROCEDIMENTO DO CORDÃO UMBILICAL: 

1º - Deve-se cortar o cordão umbilical aproximadamente dois dedos da inserção, raramente será necessário amarrar o umbigo do filhote, normalmente isso acontece quando há presença de presença de e sinais de hemorragia intensa. Caso necessário é recomendado que você solicite um profissional capacitado pala os procedimentos em questão. 

2º - Logo após o corte é necessário que você faça a desinfecção e limpeza desse umbigo, sendo um procedimento o simples e indolor. Deve-se mergulhar o cordão umbilical/umbigo do bezerro em u vidro de boca larga com a solução de iodo 10%. Esse tratamento deve ser realizado por 3 a 4 dias seguidos. 

3º - Não menos importante, a identificação do bezerro deve ser feita logo no primeiro dia de nascimento, tanto por meio de brincos e/ou tatuagens. 



Sendo esses os primeiros e principais cuidados para com o recém-nascidos, outros cuidados como descorna, remoção de tetos extra, devem ser providenciados durante o período do primeiro mês em diante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GANHO DE PESO IDEAL PARA VACAS LEITEIRAS ATÉ A COBERTURA

RAÇÃO: RUMINANTES

AUMENTO DE CONSUMO DE ALIMENTOS PELAS VACAS EM LACTAÇÃO