GANHO DE PESO IDEAL PARA VACAS LEITEIRAS ATÉ A COBERTURA
PESO IDEAL PARA UMA VACA LEITEIRA
Assim como comentamos na postagem "GADO DE LEITE: COMO PRODUZIR" , o produtor precisa conhecer a sua produção e ter em pauta os seus objetivos para tal. Nesta postagem comentamos um pouco sobre cada raça leiteira mais utilizadas e conhecidas nos planteis leiteiros.
Sendo assim, o peso ideal irá variar de acordo com cada raça exposta. Para a raça Holandês, recomenda-se a cobertura a parir dos seus 340kg; enquanto para as jersey que tem seu porte corpóreo menor recomenda-se a cobertura a partir de seus 230 Kg; e para as mestiças Holandês x Zebu, a partir de 330 Kg de peso vivo.
Diante a isto, o produtor deve e precisa traçar e estabelecer seus objetivos e metas, incluindo o start de reprodução (quando começará a reproduzir as novilhas) e a partir dai será possível calcular em média quantos quilos essas novilhas ganhará ao dia durante a fase de recria, trabalhando no fornecimento dos alimentos.
Importante destacar que, se não houver o ganho estimado de peso até a data da cobertura, a mesma deverá ser adiada até segunda ordem, uma vez que vaca menores de peso médio inferior ao adequado para raça podem apresentar futuros problemas ou pior desempenho na produção. Além da alimentação fornecida pelo produtor, é possível utilizar-se dos recursos naturais por estância: as chuvas. Na época das chuvas, novilhas manejadas em pastagens rotacionadas tendem a atingir ganhos excelentes de 700 g/dia.
Não menos importante, a idade média de uma novilha em seu primeiro parto deve ser de 24 meses, independente da raça. E ainda mais importante é o peso da novilha no parto variando com a raça, tendo exemplo; se ao nascer o peso estiver entre 30 Kg a 40 Kg; o peso aos 60 dias, entre 60 Kg e 70 Kg; aos 6 meses, 150 Kg a 160 Kg, aos 12 meses, 240 Kg a 250 Kg; aos 15 meses, entre 300 Kg e 320 Kg como o ganho médio diário de 500 g; aos 25 meses, estará entre 460 Kg e 480 Kg com o ganho médio diário de 600g.
Comentários
Postar um comentário